quinta-feira, 2 de agosto de 2012

O que Firenze tem?

Bom antes de falar da primeira jóia culinária que eu encontrei, acho que vale fazer um panorama geral sobre a cidade, assim, quem já veio pode relembrar e se deliciar com as memórias da cidade e quem planeja vir, pode ficar com mais vontade.
Escolhi essa cidade por muitos motivos. O primeiro deles é por ser Firenze o berço da arte na Itália, talvez possa dizer da Europa toda. Todos os grandes escritores, escultores e pintores da história da arte passaram ou viveram por aqui em alguma época de suas vidas e muitos criaram suas obras aqui... Ontem por exemplo, fui no “Paese” que Leo pintou a Monalisa!
A Cidade cheira a cultura, é o berço do Renascimento e qualquer lugar que se vá, é arte que se encontra. A cada esquina tem um Museu, uma Igreja, uma Ponte ou um Parque com história latente! Essa minha escolha foi justamente por eu não ser muito, digamos... artística. Sempre tive uma forma de pensar muito racional e quis exercitar um pouco meu outro lado do cérebro com a arte da cidade. Hoje soube em minha aula de Italiano que Firenze é a única cidade que não tem um dialeto, pois quando a Italia foi unificada em 1861 a língua escolhida para ser a oficial do país foi o dialeto Fiorentino, que virou língua oficial... Ou seja, não haveria uma cidade mais italiana para estar!
O segundo motivo da escolha foi sem dúvida experimentar a culinária pobre (povera como eles dizem aqui) que sem refino, mas com produtos de qualidade e muita criatividade, cria iguarias sem igual. Os pratos mais famosos são a Bisteca Fiorentina (divina) e o Lampredotto que é um sanduiche de... dobradinha de boi. Isso mesmo! Dobradinha!!! Estava procurando o lugar mais reconhecido pelos locais para experientá-lo e achei! Pretendo devorá-lo na próxima semana e contar aqui o que eu achei!!! E é claro que qualquer buraco que você se enfie tem uma pizza fenomenal (o molho de tomate é algo inexplicável nesse lugar) e/ou uma massa estupenda!
Além da comida, a Toscana, estado que Firenze é a capital, é mundialmente reconhecida pelos seus vinhos. O Chianti e o Brunello de Montaltino são reconhecidos como dois dos melhores vinhos do velho mundo... Nada mal né?
Por fim, achei que o tamanho e a localização de Firenze eram perfeitos. A cidade tem por volta de 400 mil habitantes, mais um zilhão de turistas andando pelo centro o dia todo! Isso dá um ar provinciano, porém com um mínimo de infraestrutura para uma Paulistana conseguir viver! E a localização privilegiada permite que em menos de três horas se possa chegar a qualquer cidade da Itália de trem e basicamente qualquer cidade da Europa com duas horas de vôo.
Eu só não contava com uma coisa: O Calor!!!!! 38 graus todos os diassssss! As vezes tenho vontade de chorar de tanto calor, mas va bene! Não dá pra ter tudo né? Ou será que dá??????
Bom,  acho que deu para ter uma ideia da cidade né? Grande mas não enorme, bem localizada no meio da Itália, transpirando arte, com ótimos vinhos e comida fantástica! Nada mal para se começar um sabático hein?
Aluguei um apartamento super aconchegante e fico aqui até meados de setembro, quando vou para o Japão por 15 dias e depois volto para a Itália para fazer um Master em Culinária!
O próximo post, que já vou publicar na sequência deste, dará dicas de um ótimo restaurante que encontrei aqui meio que sem querer! E aí esperem notícias da Áustria, pois estou indo para Vienna amanhã passar o final de semana!
Até mais!
Fabi

2 comentários:

  1. Fabi, o Giuliano me contou da sua viagem! Parabéns pela decisão! Legal o blog. Vou te acompanhar por aqui. Bj. Felicitas

    ResponderExcluir
  2. Oi prima! Não me contou que tinha esse Blog, parabéns! Como voce esta? Bom nem precisa perguntar, né? rsrsrs Saudades! E aproveita bem, ta? rsrsrs

    ResponderExcluir