terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Finalmente conclui que é bom ter opção!


Aeroporto! Hora de partir… O último mês foi um período de Rehab e Detox! Depois de dois meses comendo tudo e mais um pouco no curso de culinária, decididamente precisava de um Detox e então entrei também em um Rehab físico, mental, emocional...

O Rehab se deu por muitos motivos... O meu pé ainda é um problema. Já faz 6 meses que operei da última vez e tenho feito fisioterapia todo dia aqui em Firenze mas ele ainda me dá muito trabalho. Não posso negar que já melhorei muito, mas apesar de já conseguir caminhar melhor a dor ainda me acompanha diariamente. Outras dores também vieram pois como já disse em um post anterior não é só de alegrias que se vive um sabático. Coisas difíceis acontecem e temos que lidar com elas... Pra completar não consegui trabalhar em um restaurante pois o meu “Permesso de Sogiorno” (autorização para ficar no país, primeiro passo antes da cidadania) não saiu ainda e então em tempos de crise europeia ninguém iria me dar um “emprego” e arriscar ser pego pela fiscalização depois, pagar multa e ter o restaurante fechado. Sem contar os riscos para mim e o meu processo de cidadania, assim, tentando me manter fora de confusão (pelo menos nesta área) achei melhor não insistir e aceitar que não daria certo. Paciência!

Ainda assim decidi ficar mais um mês na minha cidade, Firenze, no meu detox e rehab... pensando na vida, planejando os próximos passos, tentando me curar das minhas dores. Praticamente umas férias das minhas férias! Consegui alugar um apartamento bem aconchegante, em frente ao Duomo com tudo que precisava! Elevador, forno e a dois passos do Mercato Centrale onde pude com frequência comprar os melhores ingredientes da cidade para cozinhar. Foi o mês das receitas novas. Só de pão não sei dizer quantas receitas testei. Meus visinhos e amigos na cidade se deram muito bem pois eu sozinha não dava conta de tanta coisa... Teve um dia que um visinho bateu na minha porta perguntando se eu não tinha assado nada naquele dia!

A princípio pensei em ficar até o final do ano lá, mas percebi que não fazia muito sentido. Tudo que eu tinha que fazer na Itália já tinha feito e tinha chegado a hora de partir para novos destinos, conhecer novas pessoas, viver coisas diferentes. Estava me sentindo excessivamente em casa, já até acostumada com o clima, achando 3oC uma temperatura razoável!

NOTA: Enquanto escrevo esse post já mudei de aeroporto... Comecei no aeroporto de Firenze e agora estou no aeroporto de Frankfurt esperando meu próximo vôo que vai para Bankok.... mas ainda não é esse o meu destino final! ;-)

Comecei então a pensar para onde ir e isso me fez voltar a um pensamento que tenho a muito tempo... A ignorância é amiga da felicidade! Essa foi uma máxima que eu criei e passei a considerar verdade. Sempre achei que se não sabemos as opções que temos é muito mais fácil viver e consequentemente muito mais fácil ser mais feliz com a sua realidade atual, porém me ver na sala da minha casa em Firenze, com o mapa mundi na mão pensando para onde eu vou agora e sabendo que chegar até aqui foi possível e que qualquer lugar daqui pra frente também seria possível (com raras exceções) me fez rever minha própria máxima.

Após analisar muito, conclui que ter opção é bom!!!! Na verdade ter opção é ótimo e a escolha que você faz sabendo que tem um mundo de opções e um mundo de realidades possíveis para você é realmente um presente. Pensei ainda em uma outra coisa: Felicidade de verdade é saber todas as opções que você tem e escolher a que mais te agrada; ou ainda continuar na realidade que você já estava e decidiu ficar, mas por saber que aquela é a melhor realidade para você e não porque você não tem coragem de mudar ou acha que não há outra opção para você. Pode parecer meio confuso, mas pra mim foi muito revelador e passei a ficar mais confortável com a minha falta de ignorância (pelo menos no que diz respeito as minhas opções). Suas opções contam a sua história, definem os seus caminhos e isso não pode ser ruim... A menos que você esteja escolhendo as opções erradas! :-)

Então avaliei o meu mar de opções considerando variáveis tangíveis tais como: Quanto dinheiro ainda tenho, quanto posso gastar, qual a melhor rota até o destino final, qual o clima de cada local, etc, etc, etc... mas no final tomei minha decisão predominantemente pelas variáveis intangíveis: Onde eu queria estar e quando eu queria estar.

Algumas opurtunidades são únicas e se perdermos aquela chance talvez não tenhamos outra igual na vida e eu acho que estou exatamente neste tipo de situação. Me planejei muito para tirar esse período  pra mim, e tive muita sorte de contar com o apoio de muita gente. Não sei se terei a sorte te ter uma nova oportunidade como essa no futuro e ainda que tenha, não sei se uma viagem pelo mundo será minha escolha da próxima vez, então, sem descartar as coisas práticas da vida, decidi escolher pelas minhas motivações emocionais e agora aqui estou eu, fazendo a pior rota possível em termos práticos. Saindo da Italia, indo para o Vietnam, depois para a Australia passar as festas e então para a India. Faltei na aula de Geografia com louvor!!! Ainda tentarei encaixar Indonesia e Tailândia, mas não sei se será possível, porém para agora é isso que temos: Vietnam, Australia e India. Sozinha, sem conhecer ninguém, me planejando para o pior e esperando pelo melhor!

Como sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário